Meios de comunicação 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Meios de comunicação

Olá, amigos do blog atividades compartilhadas!

Hoje eu trouxe uma atividade sobre os meios de comunicação que é para trabalhar com os alunos do quarto ano de escolaridade do ensino fundamental.

O professor pode pedir para os alunos fazer a leitura do texto individualmente, e depois propor uma leitura coletiva.

Explicar para os alunos o que são os meios de comunicação, perguntar quais os meios de comunicação que os alunos possui em casa , falar sobre a diferença dos tipos de comunicação.

Deixo abaixo um resumo sobre a evolução dos meios de comunicação.

Evolução dos meios de comunicação

As sociedades contemporâneas tornaram-se cada vez mais modernas e os meios de comunicação também acompanharam os avanços. Desde então, as distâncias geográficas foram minimizadas e a notícia passou a ser transmitida com mais velocidade.

Mas esse processo não ocorreu do dia para a noite, houve um longo processo na evolução dos meios de comunicação. Veja nos tópicos abaixo o surgimento e a importância de cada um deles:

• Carta: entre os gêneros textuais, a carta é o meio de comunicação mais antigo do mundo. Você lembra do Quinhentismo? Um início de movimento literário, no século XVI, com os colonizadores portugueses, que discorria sobre o “novo mundo” da época do descobrimento da Brasil. Pois então, foi através delas que os escrivães portugueses informavam ao rei de Portugal, D. Manuel I, sobre a descoberta, conquistas e dos impactos culturais com os índios brasileiros.

Contudo, as cartas demandavam muito tempo até chegarem ao seu destino. Imagine quanto tempo levou para que a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, levada de navio, atravessasse o Oceano Atlântico e parasse nas mãos de D. Manuel I?

• Correio: em 1840, na Inglaterra, surgiu o primeiro serviço de envio de documentos com pagamento do selo postal, o Penny Black. O correio possibilitou o envio de informações escritas com mais segurança para qualquer localidade.

• Telégrafo: o problema da longa espera por uma carta foi resolvido com o surgimento do telégrafo em 06 de janeiro de 1835. Graças a esse meio de comunicação as informações escritas passaram a ser transmitidas a longas distâncias, com a utilização de códigos. E o responsável pela criação do sistema telegráfico foi o físico Samuel Morse (1791 – 1872) que aprimorou o telégrafo elétrico, e passou a utilizar uma codificação específica, chamada de Código Morse.

As mensagens transmitidas por fio ou via rádio passaram por muitos testes e revolucionaram a comunicação na época. Em razão do sucesso do Código Morse, foi construída a primeira linha telegráfica eletromagnética que uniu as cidades de Washington e Baltimore. Depois, estendeu-se a transmissão até a cidade de Nova Jérsei.

Inicialmente, as linhas telegráficas foram muito usadas nas indústrias, nos órgãos governamentais, nos serviços militares de vários países, nas estações de trem, etc. Tempos depois, passou a serem usadas pelas pessoas.

• Telefone: o desenvolvimento científico e tecnológico aceleraram ainda mais o processo de aprimoramento dos meios de comunicação, que já estava acontecendo, principalmente depois da Revolução Industrial no século XVIII. Então, o surgimento do telefone alterou radicalmente o modo de se comunicar entre as pessoas.

Em 1876, a criação de Alexander Graham Bell possibilitou o diálogo e mais rapidez na transmissão das informações a longas distâncias.

• Rádio: trinta anos depois da invenção do aparelho telefônico, iniciou-se em 1896 a propagação das transmissões de informações a longa distância através das ondas eletromagnéticas do rádio. Por conseguinte, as informações passaram a alcançar um grande contingente de pessoas.

Ainda no século XIX, o rádio foi um importante meio de comunicação de massa a serviço do entretenimento na vida das pessoas, com as programações musicais e as radionovelas.

• Televisão: segundo os dados do levantamento da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB), 95% dos brasileiros ficam “ligados” na telinha regulamente, e 74% assistem os programas televisivos todos os dias. Essa pesquisa foi realizada em 2015 e os dados comprovam que a televisão é o meio de comunicação em massa mais acessível do século XX.

Anteriormente, as informações eram apenas ouvidas e com a presença da televisão passaram a ser vista. Graças aos avanços tecnológicos podem ainda ser vistas ao vivo e com alta resolução de cores e imagens.

• Internet: a conexão virtual entre computadores de qualquer parte do mundo trocando informações a qualquer hora, que iniciou nos anos 60 com a internet, favoreceu o surgimento de meios de comunicação ainda mais modernos, personalizados e inteligentes.

Os dispositivos eletrônicos que possibilitam as trocas de mensagens de texto, áudio, vídeo e foto, como smartphones, notebook e ultrabook, com uma ou dezenas de pessoas, tornaram-se os meios de comunicação mais potencializados entre as invenções científicas modernas.

Fonte:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/meios-de-comunicacao

 

Aqui em baixo segue o planejamento para atividade sobre os meios de comunicação.

 

Ano de escolaridade : 4º ano do Ensino Fundamental

Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas

Objeto de conhecimento: O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular :

(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

 

Segue atividade abaixo para copiar no word.

 

Nome:_____________________________ Data:____/____/______

Meios de comunicação

Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações.

Tipos

Existem dois tipos de meio de comunicação. São eles:

→ Meio de comunicação individual

 

Ferramenta que possibilita o contato interpessoal e a disseminação de informações entre uma pessoa e outra ou entre grupos restritos. São exemplos: carta, telefone e internet (plataformas de mensagens instantâneas/bate-papo).

 

Carta

Celular

 

→ Meio de comunicação social ou em massa

 

Ferramenta que possibilita comunicar a um número grande de pessoas, ou seja, transmitir informações em massa. São exemplos: televisão, rádio, internet (veículos de informação).

Televisão                       Rádio

Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/meios-comunicacao.htm
 
Responda
1-O que são meios de comunicação?
2- Quais são os tipos de meios de comunicação?
3-O que é meio de comunicação individual? Dê exemplos?
4-O que são meio de comunicação social? Dê exemplos?
5-Qual o meio de comunicação individual que você mais utiliza? Porque?
6-Qual o meio de comunicação social que você mais utiliza? Porque?
7-Desenhe o meio de comunicação que você mais utiliza.
meios de comunicacao
meios de comunicacao

IMPORTANTE: Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer o login em sua conta da Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Como baixar as Imagens da Atividade.

1-Clique com mouse com o botão direito em cima da imagem.

2-Clique na opção abrir imagem em uma nova guia.

3-Com o botão esquerdo clique na imagem para expandir

4-Com o botão direito clique na imagem.

5-Selecione a opção salvar imagem como.

6-Selecione onde quer salvar e clique em salvar.

ATENÇÃO:É proibido comercializar qualquer arquivo produzido e disponibilizado no blog. Caso queira compartilhar o nosso trabalho envie o link do blog https://atividadescompartilhadas.com.br/

Enviando o link do blog você me ajuda a divulgar o meu trabalho.

Siga o nosso Instagram: @atividades.compartilhadas

Siga a nossa página no Facebook : atividades.compartilhadass

 

 

Deixe um comentário

Prof: Ingrid Ribeiro

Me chamo Ingrid Ribeiro sou professora da rede pública compartilho o meu trabalho na página do Instagram @atividades.compartilhadas para acrescentar na sua prática Pedagógica.

Categorias