Coordenação motora
Olá ,amigos do blog atividades compartilhadas!
A proposta de hoje é um texto sobre coordenação motora e uma atividade de coordenação motora para desenvolver com os alunos.
Essa atividade de coordenação pode ser trabalha com o primeiro ano de escolaridade do ensino fundamental e com os alunos da educação infantil.
Atividade de coordenação motora também pode ser trabalhada as vogais. Na atividade também pode trabalhar a letra inicial das figuras.
Coordenação motora
A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina.
A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
Na coordenação motora, ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como o sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas, obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.
→ Coordenação motora grossa e fina
Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.
Na coordenação motora grossa, verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem deficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba causando baixa autoestima.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉
Na coordenação motora fina, verificamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar ou manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
→ A criança e o desenvolvimento motor
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados, a criança já começa a desenvolver sua coordenação. À medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
Mas não é somente em crianças que se desenvolve a motricidade. Em pessoas idosas ou pessoas que tenham certas limitações físicas, também é preciso trabalhar a coordenação motora. Com auxílio profissional, a pessoa desenvolve os grupos musculares e exercita o cérebro para conseguir manter o equilíbrio e realizar atividades que requerem movimentos precisos, fortes e rápidos.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/coordenacao-motora.htm
Como baixar as Imagens da Atividade.
1-Clique com mouse com o botão direito em cima da imagem.
2-Clique na opção abrir imagem em uma nova guia.
3-Com o botão esquerdo clique na imagem para expandir
4-Com o botão direito clique na imagem.
5-Selecione a opção salvar imagem como.
6-Selecione onde quer salvar e clique em salvar.
IMPORTANTE: Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer o login em sua conta da Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.
ATENÇÃO:É proibido comercializar qualquer arquivo produzido e disponibilizado no blog. Caso queira compartilhar o nosso trabalho envie o link do blog https://atividadescompartilhadas.com.br/
Enviando o link do blog você me ajuda a divulgar o meu trabalho.
Siga o nosso Instagram: @atividades.compartilhadas
Siga a nossa página no Facebook : atividades.compartilhadass