Bilhete

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Bilhete

Bilhete

Olá, amigos do blog atividades compartilhadas!

Hoje eu trouxe para vocês uma atividade que trabalha gênero textual bilhete, na folha da atividade vai ter a definição de bilhete, a escrita do bilhete que Ana escreveu para a sua mãe e uma interpretação de texto baseada no bilhete.

E muito importante que os alunos tenham acessos a diversos tipos de gênero textual, que eles possam ter acessos a diferentes tipos de textos para ampliar o seu conhecimento e a sua leitura. E o professor tem um importante papel em mostrar essa diversidade de gêneros textuais.

Como trabalhar bilhete na sala de aula?

O contato com o mundo da escrita, como já sabemos, acontece antes mesmo das crianças entrarem na escola. Em nossas aulas, principalmente na Alfabetização, precisamos criar situações de aprendizagem que levem as crianças a se apropriarem da escrita, e uma das maneiras é trazer para dentro das escolas as práticas de escrita do dia a dia, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, para que essa escrita tenha sentido e significado.

Ao mesmo tempo em que a criança vai compreendendo a função social da linguagem, sente a necessidade e o desejo de ler e escrever, afinal, aprendemos a escrever essencialmente para nos comunicar com o outro e registrar desejos, ideias e informações.

Um gênero textual que explora a linguagem escrita em nosso cotidiano, que está presente na vida de muitas pessoas e tem significado para as crianças é o bilhete. Atualmente, mesmo com tantas outras formas e suportes da língua escrita que utilizamos, o bilhete ainda se faz necessário e presente, principalmente na escola.

                                                                                                                          Fonte: Nova Escola

Na  atividade sobre o bilhete o professor pode ensinar  o aluno como montar um bilhete, explicar quando que utilizamos o bilhete e pode propor uma atividade para os alunos escrever bilhetes para os colegas de classe.

Qual o conceito de gênero textual?

Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.

O que é um bilhete?

Bilhete é um tipo de texto cotidiano muito frequente empregado em contextos informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de afetividade, são assinados pelo autor e possuem a data em que foram escritos e destinatário.

 

 

Planejamento

Etapa: Ensino Fundamental

Ano: 2 º ano,3º ano e 4º ano

Área de Conhecimento: Linguagens

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Habilidades da BNCC:

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

NOME:_______________________________ DATA:______/_____/____

                          Atividade de Língua Portuguesa – Bilhete

1- Leia o bilhete abaixo.

Ana,

Vou na padaria comprar pão, leite e ovos.

Já estou voltando!

Beijos, Mamãe!

      14-07-2020

Responda

1-Qual o gênero textual é o texto?

_______________________________________

2-Quem escreveu o bilhete?

_______________________________________

3-Para quem era o bilhete?

_______________________________________

4-Onde mamãe foi ?

_______________________________________

5-O que mamãe foi comprar na padaria?

_______________________________________

Para baixar este arquivo gratuitamente em PDF é só clicar abaixo.

Download PDF

IMPORTANTE:Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer o login em sua conta da Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.

ATENÇÃO:É proibido comercializar qualquer arquivo produzido e disponibilizado no blog. Caso queira compartilhar o nosso trabalho envie o link do blog https://atividadescompartilhadas.com.br/

Enviando o link do blog você me ajuda a divulgar o meu trabalho.

Siga o nosso Instagram: @atividades.compartilhadas

Siga a nossa página no Facebook : atividades.compartilhadass

Deixe um comentário

Prof: Ingrid Ribeiro

Me chamo Ingrid Ribeiro sou professora da rede pública compartilho o meu trabalho na página do Instagram @atividades.compartilhadas para acrescentar na sua prática Pedagógica.

Categorias