Atividades da Páscoa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Atividades da Páscoa

Olá, amigos do blog atividades compartilhadas !

Hoje eu trouxe para vocês a história da páscoa e capas de atividades da páscoa.

Páscoa

A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.

Uma característica bem conhecida da Páscoa é o fato de que sua celebração é móvel, portanto, todo ano ela é realizada em uma data diferente. Os critérios usados para definir essa data foram estabelecidos pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

Origem da Páscoa

A Páscoa comemorada pelos cristãos é uma ressignificação de uma festa judaica. No entanto, a comemoração cristã e a judaica têm significados completamente distintos. Esta, chamada de pesach, era realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Essa história é narrada nos “Pentateucos” — os cinco primeiros livros da Bíblia. A palavra pesach, do idioma hebraico, significa “passagem” e faz menção à passagem do anjo da morte no Egito — a décima praga, conforme a narrativa bíblica. A festa foi revisada pelos cristãos, passando a relacionar-se à crucificação e ressurreição de Cristo.

Importância da Páscoa

A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa de maior importância do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição — entendida no cristianismo como uma demonstração da divindade de Jesus.

Essa ideia pode ser percebida na Bíblia, uma vez que ela registra uma fala de Paulo, que afirma (em I Coríntios 15:14): “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|. Assim, podemos identificar a importância da ressurreição de Jesus dentro da visão religiosa do cristianismo.

Desse ponto de vista, foi por meio da ressurreição que a humanidade teve a redenção de seus pecados. Jesus Cristo, portanto, voluntariamente sacrificou-se para redimir a humanidade e dar-lhe uma nova chance de salvação. Uma vez realizado o sacrífico, o poder de Deus teria se manifestado.

Semana Santa

O calendário litúrgico praticado pelos católicos acompanha a aproximação da Páscoa com muita devoção. A preparação dela é realizada no decorrer da quaresma — período de 40 dias que antecede essa celebração e quando os fiéis realizam alguma penitência (o tipo de penitência é escolhida por cada pessoa).

Outra marca importante dessa preparação é a Semana Santa, uma tradição que busca relembrar os passos de Jesus durante sua última semana, passando por sua crucificação e ressurreição. Na tradição católica, a Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos e relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém.

A Semana Santa também relembra a Última Ceia, na Quinta-Feira Santa. Essa foi a última ceia de Jesus com seus discípulos. Ela foi realizada durante a celebração judaica citada (pesach), e nela Jesus anunciou que um dos discípulos o trairia e que os outros fugiriam perante a sua perseguição.

Na Quinta-Feira Santa, é realizado o Rito do Lava-Pés como forma de relembrar o ato de Jesus de abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos no local que tomavam a ceia. O ato é entendido dentro da crença cristã como uma demonstração de um importante mandamento de Cristo: o de amar uns aos outros.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso como resultado da traição de Judas Iscariotes. No dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi torturado e condenado à morte. A tradição cristã costuma encenar esses acontecimentos em peças teatrais conhecidas como Paixão de Cristo. Depois de condenado, Cristo foi crucificado em uma colina conhecida como Gólgota.

Ainda na Semana Santa, o dia seguinte à crucificação de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia, e o domingo no qual ele ressuscitou é o Domingo de Páscoa.

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/pascoa

Atividades Páscoa
Atividades Páscoa

Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa
Atividades Páscoa

 

 

 

Como baixar as Imagens da Atividade.

1-Clique com mouse com o botão direito em cima da imagem.

2-Clique na opção abrir imagem em uma nova guia.

3-Com o botão esquerdo clique na imagem para expandir

4-Com o botão direito clique na imagem.

5-Selecione a opção salvar imagem como.

6-Selecione onde quer salvar e clique em salvar.

IMPORTANTE: Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer o login em sua conta da Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.

ATENÇÃO:É proibido comercializar qualquer arquivo produzido e disponibilizado no blog. Caso queira compartilhar o nosso trabalho envie o link do blog https://atividadescompartilhadas.com.br/

Enviando o link do blog você me ajuda a divulgar o meu trabalho.

Siga o nosso Instagram: @atividades.compartilhadas

Siga a nossa página no Facebook : atividades.compartilhadass

Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Deixe um comentário

Prof: Ingrid Ribeiro

Me chamo Ingrid Ribeiro sou professora da rede pública compartilho o meu trabalho na página do Instagram @atividades.compartilhadas para acrescentar na sua prática Pedagógica.

Categorias