CALENDÁRIO DE MARÇO
O mês de março contempla uma série de datas comemorativas que nos propiciam aprender sobre diferentes temas.
Em 2024, março tem um feriado: Sexta-feira Santa, no dia 29 de março.
Saiba quais as datas mais comemoradas em março:
- 8 de março: Dia internacional da mulher
- 15 de março: Dia da escola
- 20 de março (data móvel): Início do outono (Equinócio de outono)
- 22 de março: Dia mundial da água
- 25 de março: Dia da Constituição
- 31 de março (data móvel): Páscoa
Dia internacional da mulher, 8 de março
O Dia internacional da mulher é uma data com raízes históricas, repleta de valores sociais.
No dia 8 de março de 1917, cerca de 90.000 mulheres operárias fizeram uma manifestação na Rússia contra as más condições de trabalho às quais as mulheres eram submetidas, e também contra a fome, o Czar Nicolau II, e o envolvimento da Rússia na guerra.
Desde então, esse dia passou a representar um movimento de conscientização sobre a conquista de direitos por parte das mulheres, e a levantar discussões sobre a igualdade de gênero.
O dia 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.
Dia da escola, 15 de março
O dia 15 de março foi instituído como forma de valorização da escola enquanto instituição de formação.
É na escola que a maioria das pessoas aprende a ler, a escrever e adquire conhecimentos que contribuem, não só para a sua realidade de estudante, mas também para seu desenvolvimento e aprendizado enquanto cidadão.
Nessa data, costuma-se destacar toda a comunidade escolar, ressaltando a importância de todos os elementos da escola (porteiros, merendeiras, funcionários da limpeza, secretários, coordenadores, inspetores, diretores, etc.).
A data também reforça a importância de haver uma integração entre alunos e seus respectivos responsáveis (no caso de alunos menores de idade) e funcionários da escola, como facilitador da formação do aluno.
Início do outono, 20 de março (data móvel)
Em 2024, o início do outono, ou equinócio do outono, acontecerá no dia 20 de março. Trata-se da estação do ano que vem depois do verão e antes do inverno. Tradicionalmente, apresenta clima ameno e tendência para mudanças bruscas de temperatura. Nesta estação, é comum a queda de folhas e frutos de determinadas espécies botânicas.
Durante um equinócio, as horas de um dia passam a ser divididas de forma igual: 12 horas de dia e 12 horas de noite. Isso ocorre por conta da inclinação do eixo da Terra em relação à incidência da luz solar.
O equinócio de outono ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 de março.
Dia mundial da água, 22 de março
O Dia mundial da água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. É da mesma data a Declaração Universal dos Direitos da Água, que servem de reflexão para a importância da água para o nosso planeta.
O objetivo desta comemoração é conscientizar a população mundial para a preservação e gestão da água, levando as pessoas a conhecer a realidade dos locais onda há escassez desse patrimônio da humanidade.
Dia da Constituição, 25 de março
O dia 25 de março foi instituído como Dia da Constituição, pois nessa data, em 1824, surgiu a primeira Constituição brasileira.
A atual Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida como “Constituição cidadã”, data de 1988 e é a sétima do país.
Das sete constituições já existentes no Brasil, três foram outorgadas (impostas pelo governo) e quatro foram promulgadas (democráticas e aprovadas por meio de votação).
A constituição brasileira é a lei suprema e fundamental do país, que regula a atuação do Estado relativamente à sua população.
Páscoa, 31 de março (data móvel)
A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus para os cristãos. Sua origem é judaica, uma vez que foi instituída pelos judeus após o seu povo ter sido libertado da escravidão.
Com o domingo de Páscoa encerra-se a Semana Santa, na qual a igreja recorda os acontecimentos que antecederam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Aniversário da cidade do Rio de Janeiro, 1 de março
Fundada em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, a cidade do Rio de Janeiro foi originalmente chamada de cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
A fundação teve como objetivo afastar os franceses que já estavam estabelecidos no local por alguns anos, e evitar tentativas de invasões.
O aniversário da cidade costuma ser comemorado com diversas atividades e iniciativas promovidas pela prefeitura. Nelas se incluem shows, exposições e um bolo gigante que, depois do parabéns, é cortado e distribuído entre a população.