Atividade Interativa -Volta às Aulas

Atividade Interativa – Volta às Aulas

Olá, amigos do blog atividades compartilhadas!

Hoje eu trouxe para vocês uma atividade interativa de volta às aulas para conhecer os alunos nesse inicio de ano.

Inicio de ano turma nova ou até mesmo a continuação com a mesma turma.

Essa atividade trabalha também com a identidade do aluno então ela pode ser utilizada no começo do ano letivo para conhecer um pouco mais sobre o aluno ou também em algum projeto ou momento que o tema identidade seja abordado.

Nessa atividade você conhecerá um pouco mais sobre o seu aluno.

O nome da atividade é “Eu sou assim” nela o aluno terá que responder a sua idade, sua comida preferida, desenhar a sua família e pintar a sua cor favorita. Essa atividade pode ser trabalhada com o primeiro ano e segundo ano .

Nessa atividade você pode obter diversas informações dos alunos.

  • Qual é a idade do aluno, é se ele sabe responder essa informação. Porque tem alunos que não sabe a sua idade. Partindo desse ponto da atividade podemos perguntar também quem sabe a sua data de nascimento, porque com essa informações já trabalhamos números, meses do ano entre outras propostas que pode ir surgindo.
  • Na parte de sua comida preferida podemos perguntas os alunos se eles sabem como é feita a comida favorita deles, perguntar se aquela comida saudável ou não. Trabalhar com as letras do nome da comida preferida.
  • No desenho da família é uma oportunidade para conhecer um pouco mais com quem aquele aluno mora, como a família dele e formada visto que hoje em dia temos diferentes tipos de família então é muito importante conhecer um pouco mais da família desse aluno até para saber melhor como agir de acordo com as situações que pode vim a surgir.
  • E por fim a cor favorita desse aluno. Você pode perguntar o porque ele gosta da cor que escolheu, porque através dessa pergunta você ainda descobrir mais curiosidades do seu aluno.

Para atividade ficar bem bonita peça para os alunos pintarem com capricho e recortar atividade de forma correta para ser colada no caderno.

Porque trabalhar o nome das crianças?

A escrita de nomes das crianças começa com letras móveis e pequenos símbolos para que os alunos possam soletrar seus próprios nomes, e então eles podem escrever seus nomes com a ajuda de pequenos símbolos.

Mesmo que você tenha perdido algumas letras ou as tenha confundido no início, é importante que você escreva livremente para expressar  o seu entendimento do seu nome.

O nome de uma criança é sua marca de identificação, por isso o nome é muito importante para criança. Portanto, este trabalho produziu a relação entre a identidade da criança e a escrita.

O principal objetivo do trabalho de escrita de nomes é fazer com que todos percebam que é um assunto importante. Além de alfabetizarem, eles têm o seu próprio nome, afinal, estão aprendendo as letras do seu nome. Construa relacionamentos com as letras de outros nomes ou expressões cotidianas.

Habilidades da BNCC

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

 

Atividade Interativa Volta as aulas
Atividade Interativa Volta às aulas

Para baixar este arquivo gratuitamente em PDF é só clicar abaixo.

Download PDF

IMPORTANTE:Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer o login em sua conta da Google, baixando através de um computador não é necessário fazer login.

ATENÇÃO:É proibido comercializar qualquer arquivo produzido e disponibilizado no blog. Caso queira compartilhar o nosso trabalho envie o link do blog https://atividadescompartilhadas.com.br/

Enviando o link do blog você me ajuda a divulgar o meu trabalho.

Siga o nosso Instagram: @atividades.compartilhadas

Siga a nossa página no Facebook : atividades.compartilhadass

Deixe um comentário

Prof: Ingrid Ribeiro

Me chamo Ingrid Ribeiro sou professora da rede pública compartilho o meu trabalho na página do Instagram @atividades.compartilhadas para acrescentar na sua prática Pedagógica.

Categorias